PETRARCA: AMANTE INFELIZ – por Eric Ponty

Laura e Francesco Petrarca

O idioma vernacular que ele usou ecoa em nossa linguagem própria, tanto literária como musical; e de sua personificação do amante infeliz como anti-herói se tornou um de nossos principais modelos. Petrarca foi um grande poeta lírico, mas também um psicólogo talentoso, cujas pesquisas sobre literatura das épocas e em sua própria psique o atraiu profundamente para as regiões onde a verdadeira culpabilidade e inocência são encontradas.

Humilde pecador, esteta, secretamente de espírito atormentado, observador de baba e defensor da vida, o “eu” nestes poemas possui uma personalidade tão complexa quanto sua experiência de seu tempo. Em um estado contínuo de devir, deterioração ou equilíbrio delicado (dependendo do ponto de vista do poema), ele tem certeza de ter visto uma única vez e apaixonado por uma mulher cujas qualidades e efeitos dominam seus pensamentos a partir daquele dia como podemos vislumbrar neste segundo soneto:

II

Determinados se vingar graciosamente,
E punir num dia mil erros, em vão que errados,
Secretamente, que do Amor retomou teu arco,
Sendo propôs a hora e o local certos pra a greve.

Minha força se concentrou em meu coração,
E ali e aos meus olhos ergueu tua defesa,
Quando caiu sobre ele, sendo golpe mortal,
Onde todas outras flechas tinham sido embotadas;

E assim, desnorteado com este primeiro assalto,
Não teve do vigor ou a oportunidade,
Para pegar em armas na hora de lutar,

Ou até mesmo pra me levar arguto retorno,
Que montanha alta e dura que me salva do abate,
Do qual ele gostaria, mas não pode ajudar.

A partir deste senso de si mesmo como um ator em um drama que estava sendo encenado no seu tempo, ele criou passo a passo uma autobiografia fictícia cujas verdades só podem ser plenamente apreciadas na conclusão do trabalho, como uma experiência compartilhada pelo leitor e poeta. No entanto, o prazer de ler o Canzoniere também pode vir de repente, das suas muitas pequenas revelações. Uma em particular é a descoberta de que a sua sátira não está limitada a ataques flagrantemente flagrantes contra a política, a religião e a cultura dos estabelecimentos da sua época. Numerosos outros poemas da coleção entregam os seus golpes de maneira dissimulada, convidando-nos a enfurecer, chorar ou rir por causa de algumas perfídias ou insensatez. E muitos dos poemas que levam um leitor moderno a estremecerem por causa do seu estilo extravagante (o seu choro incessante), de egocentrismo e obsessão com o amor e a morte) foram intencionalmente projetados para entreter e edificar o público contemporâneo de Petrarca.

O Canzoniere é uma espécie de Petrarca fictício segundo nos diz ele no primeiro poema, como se um dia adormecesse e sonhasse um sonho de prazer do qual ele despertou algum tempo depois um homem triste, mas mais sábio. Porque tal admissão de erro poderia ser descartada como um pouco de prevaricação ou de convenção literária ou como uma expressão da impotência sexual de um velho homem. Os leitores podem facilmente aceitar os poemas que se seguem e o seu protagonista com o valor de face, como lamentos de um poeta-cantor dividido entre o bem e o mal em impulsos e lutas para lidar com o pathos do amor ilícito e não correspondido.

Em conjunto com Varro, Boethius na Filosofia da Consolação, e Dante na Vita nuova, Petrarca está frequentemente ligada à tradição de sátiras menipônicas para a variedade de formas que ele usava no Canzoniere, mas, o seu impulso satírico não foi examinado de forma notável em comentários sobre os próprios poemas individuais. No entanto, quando um escárnio político é percebido nos poemas 199-200, por exemplo, dois sonetos sobre a mão de Lauras quão luva, pode surgir um propósito totalmente novo para estes poemas. Como um desenho animado político moderno, o poema 199 desenha um retrato de um pequeno poeta observando à figura de poder, a partir de um ponto de vantagem em algum lugar perto da ponta do dedo do pé (a política dura, vestida com um vestido de noiva):

Ó mão linda que aperta meu coração,
encerrando em tão pouco tempo minha vida,
da mão na qual toda arte e cuidado foram gastos,
pela Natura e pelo Céu por teus elogios,

Com tuas cinco pérolas de cor oriental,
Cuja única crueldade amarga é ferir-me,
Dedos longos e macios que cá estão nus,
Feliz, o Amor me mostra para minha melhora.

Puro branco e alegre leve, essa cara luva,
Que cobrem marfim polido e rosas frescas,
Quem já viu na terra espólios tão graciosos?

Oxalá eu tivesse tanto do teu véu justo!
Ó a inconstância das coisas humanas!
Mas isto é roubo e deve ser retomado.

A mão sem a luva revela as unhas vermelhas, brilhantes e a pele de marfim da tentação, cujos braços sufocarão o protesto e cuja cabeça e face, no poema 200, irá bloquear a luz divina. Os símbolos da mão e da luva cujos Petrarca manipula timidamente aqui – porque são conhecidos como significantes da monarquia e papal – ele recupera por meio de um novo bajulador estilo no poema 201, mantendo a pureza da sua visão original de Laura nas últimas linhas, mas indicando que ele descobriu os usos desses, e, aprendeu a ser manhoso, entrou em sua maturidade.

♦♦♦

Eric Ponty – Brasileiro de Minas Gerais – É poeta e escreveu o considerado clássico “Menino retirante vai ao circo de Brodowski”.  São Paulo: Musa Editora, 2003.  POEMAS ESCOLHIDOS PELO AUTOR- Rio de Janeiro: Edições Galo Branco,2009. Como tradutor: O Cemitério marinho de Paul Valéry – CINQUENTA MIL DE MILHARES DE POEMAS – RAYMOND QUENEAU – EDGAR ALLAN POE- O CORVO EM UMA E OUTROS POEMAS, Charles Baudelaire. RICHARD WAGNER E TANNHÄUSER À PARIS, – Paris Spleen – Pequenos poemas em prosa – 50 MESTRES DA POESIA além de outros poetas e nacionalidades.

Please follow and like us: