POEMAS – de Henrique Miguel Carvalho

 

BIBLIOTECA

demasiadas
                palavras,
um supérfluo
de frases
                empilhadas
                por toda a parte

em colunas
                 de equilíbrio,
atravancando
a casa
                 de mofo
                 e cheiro a papel

— devo
              despachá-las?
todas,
flamejando
                 polpa de madeira
e nódoas de tinta
                numa alegre
                fogueira

ou arrojá-las?
                janela fora,
deixando
             que as suas folhas
             se misturem

com aquelas
                 caídas
das árvores,
num redemoinho
                de literatura
                outonal

ou enviá-las?
                 encomenda
postal,
para a morada
                 de um verão
                 longínquo

— devolvam-me
                 a prateleira
de parede,
                 de espaço
apenas
                para uma contingente
                fileira de livros

lado a lado
                 com
o porta-lápis
                  e o despertador
                  de corda

para que
                os leia,
devagar
                 e casualmente,
sob a vigilância
                  incandescente
de uma lâmpada
                  amarela,
                  como se ao luar

— deixem-me ter
               o meu quarto
de novo na casa,
onde dormir
               é um assunto da manhã
e pensamentos gentis
                 me visitam
                 a horas tardias

em direcção
                  a uma noite
onde a primavera
                  é a ocorrência trivial
                  ao meio-dia

em campos
                 iluminados
por sóis
                de tantos céus
— pois tal como
                a paleta dos olhos
não vê a cor
impossível,
                 assim nenhuma
                 palavra pode

soar
                 para lá do seu
soar escutado,
                 numa onda
de língua,
                 reposta laringe
                 sobre os lábios

— talvez que
                 o balbuciar
dos bebés,
com o seu adágio
                 ululante,
lhes lembre
                 o idioma sem gramática
                 dos anjos

que eles
                 aprenderam
na antecâmara
                 do tempo,
antes de vivos,
e esqueceram,
                  assim que a voz
                  os constrange

— oh, quisera
                que não lembrasse
de esquecer,
                 mas esquecesse,
ainda,
                 como ser esquecido,
num vazio
                 tão vago
que não pode
                deixar de ser
                princípio da Criação

ao qual,
                 na verdade,
estas palavras
estão em oposição,
                  instruindo
                  o leitor

sobre a lição
                 de um fracasso
— deixem-me ter
                 a minha cama
de volta ao quarto,
                 acomodada
                 junto à parede

para que
                possa
embrulhar
                 o meu corpo no lençol,
como se mortalha,
e ficar onde o sono
                 amanheça
                 pés de torpor

tal que
                 a morte,
no escuro,
por engano,
                  não tinga a minha
                  pálida pele

— deixem-me
                liderar
o coro da manhã,
                num bocejo
                distendido céu

cheio de chilreante,
               e florescente
travessura —
                 até ao inverno,
                 sobre as nuvens

♣♣♣

COPAS

que seres
                 são estes?
colunas vivas
                 de um templo
erguendo-se ao alto,
                 num aplauso
                 de vozes em júbilo

 

que cores
                 são estas?
cortando
                 o azul a golpes
                 de espada

batalhas
                entre
a folha e o ramo,
triunfos
                do verde
                na claridade do dia

visão
                 acrobática
de um espasmo
                — ora esticando
                os braços

em desesperos
                   nus,
ora irrompendo
                  em saltos
                  de ouro e lume

que vida
                é esta?
alheia à vida
                 que é nossa,
cidades de fruto e flor,
                 onde reinam
                  insectos e aves

que som
                 é este?
inquietando
                 o mundo,
no clamor estrangeiro
de uma língua vegetal,
                 falada entre
                 a terra e o céu

 

♣♣♣

MONTANHA

fátuo
                  percorro,
e vacilante,
                  tão inclinados
                  corredores do tempo

rugas
                 na face
de um planeta
                que envelhece,
                e que são

o trabalho
                 de há muito
esquecidos gigantes,
o abrigo
                 de deuses
                 agora vago —

e pauso,
                saudando
estas
                para sempre
longínquas pedras,
atento, ainda,
                ao eco da sua alta,
                esculpida canção

numa súplica
                  de pureza — de frio,
dirigida
                 ao próximo
                 perto céu

deixada
                 pelo afã
dos seus antigos
                 obreiros,
e diligência
                 dos seus outrora
                 habitantes

 

— um vento,
                acariciando,
amante invisível,
                 os contornos
do meu corpo,
                 junto a um jardim
                de cardos

de beleza
                 espinhosa,
florindo
                 na cerâmica
                 selvagem do granito

que sangra,
                 às riscas,
a pele dos
                 meus membros
                 exaltados

dando forma
                e espanto,
a este majestoso
                 êxtase
                 de solidão

 

— desculpa
                 de insuficiente
vigilância,
                  o propósito
                  não é o cume

senão o pretexto
                para olhar
a humanidade
                em desprezo,
e alcançar
                 por eminência
                 gramatical

 

e delírio,
                sobre
o que somos
                 enquanto somos,
até que sejamos
                 o que somos,
                 não mais

— pois a gravidade
                não basta,
para fixar
                os pés a qualquer chão,
                qualquer

um vestígio
                de lembrança,
prendendo
                 a memória
à mente,
a predita queda,
                pelo mero exemplo
                da vertigem

— pois pode o céu
                 fracturar,
ou ermo,
                 com apenas?
                 a ponta de um dedo

 

ou, como
                ondulações
num lago celestial,
pulverizar
                cada núvem
errante,
                pela mera deslocação?
                de um salto

 

— para onde,
                e porquê,
os convocadores
                 de estrelas,
os transportadores
                  do cântico,
foram,
                  logo?
                  antes da aurora

 

deixando-nos
                 a pensar,
ébrios
                de remorsos,
por redondos
                circulares círculos,
                as causas e os princípios

— foi pela nossa
                falta de maneiras,
ou o efeito
                apenas,
de um secundário
                 clima?
                 inclemente

 

uma indisposição
                 de estação,
emendada
                  quietude
                  em órbitas altas

— em equilíbrio
               teatral,
eu, todavia,
                afago
                o caminho

instado
                 de luxúria
e alegria pagã,
                 até ao termo
                 desta viagem adiada

até que
                me torne
num verdadeiro
aprendiz das flores,
                 e um botânico
                 de perfeição exemplar

flectindo
                 os músculos
contra a terra
                 subjacente,
como um Atlas
                  invertido,
                  evitando a queda

 

até que
                só haja
este amplo
sem degraus,
                 de uma religião
                 reagendada

 

— tal que,
               tão rápido
como luz
fulminando som,
               eu me encolha
               e agache

 

em preconceito
                 expectante
lembrado,
do insuperável
                 grito uterino
                 de Jove

entre rochas
                que já foram
seixos
               por os dedos
               de titânides mãos

♦♦♦

Henrique Miguel Carvalho nasceu em Lisboa em 1970. É formado em filosofia e os seus interesses, muito variados, incluem, a par da literatura, a música, a arquitetura, a matemática e a história do pensamento em geral. Publicou alguns artigos de natureza académica, mas nunca poesia. Gosta de fazer longas caminhas pelo campo, onde vai à procura de inspiração.
henrique_mm_carvalho@yahoo.com

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