Carmo (Rua do)
(Também existe a travessa) Início: Parada Leitão (Praça de) Fim: Prof. Abel Salazar (Largo) Freguesia de Vitória
Situada numa das zonas mais emblemáticas da cidade, bem perto da antiga Cordoaria, Praça de Carlos Alberto e Hospital de Santo António.
A Rua do Carmo vai buscar a sua designação ao antigo convento que tinha o nome oficial de Convento dos Carmelitas Descalços de Nossa Senhora do Carmo, da Província de S. Filipe. Os monges chegaram à cidade em 1617 e a primeira pedra do convento foi colocada em 1619. Hoje, com a exclusão da igreja, já nada resta do convento, a sua cerca está ocupada pela Guarda Nacional Republicana.
A igreja dos Carmelitas está situada junto à Igreja do Carmo, esta na esquina com a Praça de Carlos Alberto.
A Rua do Carmo ocupa parte do espaço do antigo Passeio da Graça, lugar de excelência do comércio portuense, com as suas lojas de doceiros e cordoeiros. Parte desta rua foi destruída para se fazer o edifício da actual Reitoria da Universidade do Porto. Tinha esta designação, porque onde hoje é a Praça de Gomes Teixeira (Leões), estava o Colégio dos Meninos Órfãos de Nossa Senhora da Graça, ligada ao padre Baltazar Guedes, depois de sair deste local, por causa da construção do edifício da Universidade do Porto, foi para o Monte do Seminário, o actual Colégio dos Órfãos, junto ao cemitério do Prado do Repouso.
Nossa Senhora do Carmo ou do Carmelo é uma das inúmeras designações dadas a Nossa Senhora, e honra a memória do convento consagrado à Virgem, no Monte Carmelo, na cidade de Haifa, Israel.
♦♦♦
César Santos Silva. Bacharel em História. Formador, professor de História do Porto, Portugal e Contemporânea do Mundo em várias Universidades Seniores, tais como Sindicato Professores da Zona Norte, Fundação Inatel entre outras. Investigador de temas relacionados com a História do Porto e a História do Mundo,colaborador pontual dos “ Serões da Bonjoia”, conferencista habitual da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fundação Inatel, Palacete Visconde Balsemão. Autor de vários livros dedicados à cidade do Porto.
You must be logged in to post a comment.