MULHERES NAS RUAS DO PORTO – XV – César Santos Silva

Carmo (Rua do)

(Também existe a travessa)
Início: Parada Leitão (Praça de)
Fim: Prof. Abel Salazar (Largo)
Freguesia de Vitória

Situada numa das zonas mais emblemáticas da cidade, bem perto da antiga Cordoaria, Praça de Carlos Alberto e Hospital de Santo António.

A Rua do Carmo vai buscar a sua designação ao antigo convento que tinha o nome oficial de Convento dos Carmelitas Descalços de Nossa Senhora do Carmo, da Província de S. Filipe. Os monges chega­ram à cidade em 1617 e a primeira pedra do convento foi colocada em 1619. Hoje, com a exclusão da igreja, já nada resta do convento, a sua cerca está ocupada pela Guarda Nacional Republicana.

A igreja dos Carmelitas está situada junto à Igreja do Carmo, esta na esquina com a Praça de Carlos Alberto.

A Rua do Carmo ocupa parte do espaço do antigo Passeio da Graça, lugar de excelência do comércio portuense, com as suas lojas de doceiros e cordoeiros. Parte desta rua foi destruída para se fazer o edifício da actual Reitoria da Universidade do Porto. Tinha esta desig­nação, porque onde hoje é a Praça de Gomes Teixeira (Leões), estava o Colégio dos Meninos Órfãos de Nossa Senhora da Graça, ligada ao pa­dre Baltazar Guedes, depois de sair deste local, por causa da construção do edifício da Universidade do Porto, foi para o Monte do Seminário, o actual Colégio dos Órfãos, junto ao cemitério do Prado do Repouso.

Nossa Senhora do Carmo ou do Carmelo é uma das inú­meras designações dadas a Nossa Senhora, e honra a memória do convento consagrado à Virgem, no Monte Carmelo, na cidade de Haifa, Israel.

♦♦♦

César Santos Silva. Bacharel em História. Formador, professor de História do Porto, Portugal e Contemporânea do Mundo em várias Universidades Seniores, tais como Sindicato Professores da Zona Norte, Fundação Inatel entre outras. Investigador de temas relacionados com a História do Porto e a História do Mundo,colaborador pontual dos “ Serões da Bonjoia”, conferencista habitual da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fundação Inatel, Palacete Visconde Balsemão. Autor de vários livros dedicados à cidade do Porto.