♦♦♦
Fernando Naxcimento
Carioca. Mora em Búzios há mais de 20 anos, onde exerce o ofício de pintor, desenhista, ceramista.
É também poeta, escritor e tradutor. Título de Cidadão Buzi Professor-assistente de História da Arte do Instituto de Belas Artes – Parque Lage – Rio.
Professor-assistente de Composição – Faculdade de Arte do Centro Educacional de Niterói – FACEN/Niterói. Professor de cerâmica no Centro Educacional de Niterói. Professor de desenho no Liceu Nilo Peçanha. Personalidade 2010 de Cultura – ARTPOP/Academia de Arte de Cabo Frio. Membro fundador da ALAB/Academia de Letras e Artes de Búzios. Tem Atelier e Oficina de Cerâmica na cidade onde vive.
É co-fundador do coletivo CURTO-CIRCUITO DAS ARTES.
Dois livros publicados: UMA UTOPIA SURREAL – poesias & contos – ilustra JESUS & BARTÔ NO PICAPAU AMARELO – romance – ilustrado EXPOSIÇÕES: No Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Niterói, Búzios, Rio das Ostras, Cabo Frio, Paraty, Barra de São João.
Diz da sua arte:
“No Ofício da Cerâmica, uso várias técnicas, sempre à busca de referências no mundo que me cerca. Mas meu trabalho se submete à tradição do bem-fazer em suas formas telúricas, propiciadas pela argila bruta. Não me ligo a classificações estéticas, apaixonado que sou pelas formas que crio: figuras, planos amplos e curvas por vezes inesperadas. Sou crítico e cuidadoso; contudo, pretendo sempre alcançar a magia de enxergar através da plasticidade da matéria revirando formas, pesquisando texturas e espaços vazios. Sempre me surpreendo encontrando mistérios – maravilhado pela transformação do barro na alquimia do fogo que dá perenidade à minha obra. Meus desenhos são figurativos; dizem que surrealistas. Minha produção é o espelho do meu interior, mas estou atento ao mundo que me cerca. Recortes, fotos, a sombra das luzes que incidem em algum objeto, a sugestão de alguém presente e até os borrões e erros redirecionam e transformam a obra. Pinto e faço colagens para poder abusar das cores que me são raras nos desenhos. O tema é o ser humano, em cenas de grupo ou em figuras isoladas, compondo um universo pictórico muito particular. Muitos dos meus quadros são um resgate de nus antigos retratados há séculos. O forte erotismo em alguns deles espelha o mundo atual e revela o corpo humano em toda a sua naturalidade. Nas colagens, procuro dar vazão à angústia e revolta que sinto, diante do desvario dos “senhores da guerra” que dominam o seu país.”
Nota: Fernando Naxcimento é também autor do desenho “Sereia”, que escolhemos para Capa desta Edição nº 13 e que faz parte desta mesma série.
You must be logged in to post a comment.