DA SÉRIE “SEREIAS E CABELEIRAS” – de Fernando Naxcimento

Concerto para as gaivotas by Fernando Naxcimento
“No reino da Mentida ou Godiva” by Fernando Naxcimento
“Kiss me”   by Fernando Naxcimento

“Iemenjá menina” by Fernando Naxcimento
“Norma Jean” by Fernando Naxcimento

♦♦♦

 Fernando Naxcimento

Carioca. Mora em Búzios há mais de 20 anos, onde exerce o ofício de pintor, desenhista, ceramista.

É também poeta, escritor e tradutor. Título de Cidadão Buzi Professor-assistente de História da Arte do Instituto de Belas Artes – Parque Lage – Rio.

Professor-assistente de Composição – Faculdade de Arte do Centro Educacional de Niterói – FACEN/Niterói. Professor de cerâmica no Centro Educacional de Niterói.  Professor de desenho no Liceu Nilo Peçanha. Personalidade 2010 de Cultura – ARTPOP/Academia de Arte de Cabo Frio. Membro fundador da ALAB/Academia de Letras e Artes de Búzios. Tem Atelier e Oficina de Cerâmica na cidade onde vive.

É co-fundador do coletivo CURTO-CIRCUITO DAS ARTES.

Dois livros publicados: UMA UTOPIA SURREAL – poesias & contos – ilustra JESUS & BARTÔ NO PICAPAU AMARELO – romance – ilustrado EXPOSIÇÕES: No Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Niterói, Búzios, Rio das Ostras, Cabo Frio, Paraty, Barra de São João.

Diz da sua arte:

“No Ofício da Cerâmica, uso várias técnicas, sempre à busca de referências no mundo que me cerca. Mas meu trabalho se submete à tradição do bem-fazer em suas formas telúricas, propiciadas pela argila bruta. Não me ligo a classificações estéticas, apaixonado que sou pelas formas que crio: figuras, planos amplos e curvas por vezes inesperadas. Sou crítico e cuidadoso; contudo, pretendo sempre alcançar a magia de enxergar através da plasticidade da matéria revirando formas, pesquisando texturas e espaços vazios. Sempre me surpreendo encontrando mistérios – maravilhado pela transformação do barro na alquimia do fogo que dá perenidade à minha obra. Meus desenhos são figurativos; dizem que surrealistas. Minha produção é o espelho do meu interior, mas estou atento ao mundo que me cerca. Recortes, fotos, a sombra das luzes que incidem em algum objeto, a sugestão de alguém presente e até os borrões e erros redirecionam e transformam a obra. Pinto e faço colagens para poder abusar das cores que me são raras nos desenhos. O tema é o ser humano, em cenas de grupo ou em figuras isoladas, compondo um universo pictórico muito particular. Muitos dos meus quadros são um resgate de nus antigos retratados há séculos. O forte erotismo em alguns deles espelha o mundo atual e revela o corpo humano em toda a sua naturalidade. Nas colagens, procuro dar vazão à angústia e revolta que sinto, diante do desvario dos “senhores da guerra” que dominam o seu país.”

Nota: Fernando Naxcimento é também autor do desenho “Sereia”, que escolhemos para Capa desta Edição nº 13 e que faz parte desta mesma série.