MULHERES NAS RUAS DO PORTO – XVII – por César Santos Silva

 

Cândida Alves (Rua de)
Início: Trinitária (Rua da)
Fim: Cul‑de‑Sac 
Designação desde 2000
 Freguesia de Foz do Douro

Cândida Celeste Nogueira Alves nasceu no Porto em 1893, e desde jovem se tornou costureira. Rapidamente se torna famosa e ao seu ateliê acorrem as elites femininas da cidade que faziam questão que fosse a Candidinha, como era simpaticamente conhecida, a sua estilista oficial. O termo na época não existia e a palavra modista, era a única que se usava para designar a função, que só passado muitos anos é que se viu projectada para o lugar que ocupa hoje no mundo da moda.

A Candidinha tinha o seu ateliê na Rua da Boa Nova n.º 15, e os bordados também eram uma das suas imagens de marca, quiçá a mais importante. A importância da sua casa podia ser aferida pelo facto de ser uma das poucas no país que estavam autoriza­das a usar o nome da casa Dior de Paris.

Quando se dá o 25 de Abril, Candidinha e a sua família foram  para o Brasil, onde  Candidinha acabou por falecer, em 1980.

A rua que a consaga é recente e é a serventia de uma série de moradias que foram construídas numa zona, até então, ainda não urbanizada da Foz. Por esse motivo, abriu‑se este arruamento.

Vejam detalhes da sua obra no Museu do Traje, clicando  AQUI e AQUI.

♦♦♦

César Santos Silva. Bacharel em História. Formador, professor de História do Porto, Portugal e Contemporânea do Mundo em várias Universidades Seniores, tais como Sindicato Professores da Zona Norte, Fundação Inatel entre outras. Investigador de temas relacionados com a História do Porto e a História do Mundo,colaborador pontual dos “ Serões da Bonjoia”, conferencista habitual da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fundação Inatel, Palacete Visconde Balsemão. Autor de vários livros dedicados à cidade do Porto.