“Flânerie”, a exposição de Leonel Cunha

“Flânerie” foi o mote que Leonel Cunha deu para este amostra da sua obra,  que teve início no dia 13 de Julho e em cuja inauguração Athena esteve presente.

A exposição continuará em exibição  até ao dia 13 de Setembro, no Espaço Atmosfera M, Porto,  até 13 de Setembro. A entrada é gratuita.

Podemos considerar que neste trabalho o artista apresenta o  seu atelier como um palco, onde não só o vemos atuar, como também percebemos ser através desse espaço que o pintor se posiciona para olhar o mundo ou reflectir sobre ele. Somos desde logo convocados ao desconforto/curiosidade de um voyeur, que sem ser visto ou percebido, desvenda a intimidade: de um contexto (o do surgimento da obra de arte); de uma prática (a prática da pintura); e de uma personalidade (a do artista).

Desta forma estes trabalhos de Leonel Cunha estabelecem também uma tensão entre a verdade e a ficção, que se problematiza tanto na construção da pintura, como no próprio acto de pintar. Quando parece que a intenção do artista é a de descortinar a intimidade do seu atelier, explicando que não existe nada na pintura para além do simples exercício de pintar, deparamo-nos a cada olhar com uma nova leitura de significado, que se multiplica através da possibilidade de conjugação dos elementos dispostos no espaço. Quando nos é sugerido estarmos diante de uma desarrumação ocasional de um local de trabalho, percebemos na composição das imagens e pela repetição de elementos, tratar-se afinal de um espaço cénico, onde toda a desarrumação não passa de uma premeditada afirmação formal, conceptual e compositiva.”

Nuno Malheiro Sarmento

♦♦♦

Leonel Cunha nasceu no Porto, em 1968, mas vive em Vila do Conde.

Concluiu a licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, em 1995, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian no ano lectivo de 1994/1995.

Em 2005, realizou a Pós-Graduação em Tecnologia Multimédia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Em 2012, concluiu o Mestrado em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Doutorando em Arte Contemporânea, no Colégio das Artes, da universidade de Coimbra, 2018/2021.