REVELAR A SUA FORÇA INTERIOR – por Teresa Escoval

“Torna-te aquilo que és.”

Friedrich Nietzsche

©JuliaML

A força interior revela o que de singular existe em cada um de nós. É sentir que a alma está ajustada à personalidade. No fundo é gostar da aparência exterior – personalidade, e da harmonia e beleza do seu interior – sentimentos.

Se se olha ao espelho e sente que a sua aparência exterior não reflecte a força interior que tem dentro de si, necessita reforçar o seu amor próprio, o seu poder pessoal.

Não me refiro propriamente à melhoria de uma imagem visual, que pode obviamente ajudar, se ajustada com outro tipo de acompanhamento. Para isso tem de dedicar a si o seu melhor tempo e encarar os seus assuntos como desafios que têm soluções.

É focar-se no presente como se este fosse um diamante que necessita ser lapidado, dando-lhe a forma que for melhor para si e que sustente a sua felicidade. É ter vontade de avançar, superar, modificar, reinventar.

É possível ampliar e fortalecer a sua força interior. Damos-lhe algumas sugestões:

  • Criar um espaço interior sagrado. Um lugar onde consiga permanecer em silêncio e encontrar-se consigo mesmo, com o seu equilíbrio, com a sua claridade mental e emocional. Como diz Albert Einstein ““Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.
  • Ter abertura para situações que o desafiam: permitir-se ficar fora de nossa zona de conforto, contrariando os hábitos diários, automatizados, tendo a flexibilidade necessária para fortalecer a resiliência. Pode partir desde fazer um telefonema difícil a tentar um novo exercício físico. O importante é fazer alguma coisa que, de outro modo, você naturalmente iria adiar, porque lhe provoca desconforto. Pense em um pequeno ato de coragem que você pode realizar e o realize. Desfrute do hoje, com prazer e fé.
  • Nunca se renda, excepto para as convicções de honra e bom senso. Como refere Tenkei “Veja com os seus próprios olhos e escute com os seus próprios ouvidos. No mundo nada está escondido.”-
  • Procure as lembranças boas do passado e fortaleça-se: trata-se da identificação de momentos em que se sentiu forte, seguro, líder, etc.. Por exemplo: liderou um projecto importante no trabalho? Deu uma força a um amigo em um momento de necessidade dele? Conseguiu sucesso na sua vida académica? Conheceu professores, amigos e líderes que partilharam boas informações consigo? É muito importante recordar momentos, factos, pessoas, que elevem a sua força interior e cultivem o poder de poder fazer tudo de novo. Já nos dizia Confúcio “A pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provação.”.
  • Reflicta sobre as suas qualidades positivas: Pode ser um bom ouvinte! Um bom comunicador ou orientador. Um bom pai, um amigo leal, um líder nato, etc.. Isto é, se pensar nos seus pontos fortes, incrementará a sua sabedoria, uma vez que se foca no presente, enriquecendo-se com a experiência e com o que consegue. “Siga as leis da natureza e a sua mente ficará mais clara.”- Sivanand.
  • Preste atenção e dê um tempo às coisas que o desconcentram: Os benefícios de se desconectar dos equipamentos tecnológicos são muitos. Estar sempre conectado com a alta tecnologia faz com que se distraia muito e não preste atenção ao essencial. Não se trata de não usar, mas saber dosear tudo na sua vida. “Um Homem verdadeiramente sábio não têm preferências nem preconceitos em suas atitudes com o mundo. Simplesmente está do lado correcto” – Confúcio

Na realidade estamos aqui para sermos em essência. E como disse Steve Jobs: “Estamos aqui para fazer alguma diferença no universo, se não, porque estar aqui?”.

♦♦♦

Teresa Escoval é Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Licenciada em Sociologia, Bacharel em Gestão de Empresas. Desempenhou vários lugares de chefia na área Financeira e Gestão de Recursos Humanos. Desde 1994 que gere e desenvolve um negócio próprio na área do emprego, diagnóstico /desenvolvimento organizacional e formação. Mantém colaboração regular, desde 2007, com várias revistas, onde são publicados artigos sobre diversas temáticas, que é autora.