O SILÊNCIO – por Manuel Igreja Cardoso

Foto by Eugene Liashchevskyi

O silêncio é um dom e é um tom. Um dom, porque na ordem das coisas da mãe natureza que tantas vezes mais parece não haver ordem, nos é disponibilizado com todo o esplendor para nele ouvirmos os sons mais profundos das veredas da alma. Um tom, porque como sabemos, uma pausa também é música quando esta ostenta o timbre dos anjos.   

Não sei bem se o absoluto existe absolutamente, mas se existir, ele reside no silêncio já que ele foi o que é antes de tudo o mais que há. Milionésimos de segundos antes da explosão inicial e inteira que sem medida deu lugar ao universo já o silêncio existia, quero crer, quiçá sem esplendor porque não havia termo de comparação.

Depois, foi-se deixando ocupar por sons e por tons. Por harmonias e por desarmonias. Mas ele continua. Só que quase se não escuta hoje em dia nos nossos cantos. Só nos nossos recantos, onde nos espera para se nos entranhar e encantar ele se pode escutar.

No resto dos alargados espaços, não é fácil tocar-lhe ou ser por ele tocado fazendo vibrar as cordas do nosso génio. Os seres humanos nesta nossa modernidade fogem dele. Parecem não o suportar, ou pelo menos parecem suportá-lo mal. Não suportam o estrondo do seu som. Incomoda-nos o seu sentir que nos põe os interiores e os humores ao léu.

Preferimos os estridentes ruídos e os saltitares sem pruridos em quotidianos supostamente muito floridos. Não nos chegam os estrondos do viver natural e do viver construído ambos essenciais na medida que baste. Com frequência perdemo-nos esvoaçando encavalitados nas ondas sonoras e nos ruídos poluidores que erguemos.   

Por aí também nos podemos esquecer um pouco de nós e muito dos outros de mais longe ou de mais perto. Sabemos que o silêncio pode ferrar e deixar marca. Por isso a páginas tantas lhe fugimos. Damos coices no enlatado que forra as paredes da nossa existência para que alguém dê por nós. Depois, tomamos o freio nos dentes e seguimos a toda a brida.

Mas atenção senhoras e senhoras, meninas e meninos, o silêncio é um direito e um dever. Todos temos direito a ele e todos temos perante os outros o dever de o garantir na medida do possível e perto do desejável. Cada qual tem direito ao seu silêncio mesmo que não seja a seu bel-prazer. Por isso guardá-lo dentro duma caixinha naquele lugar que se sabe, é de toda a inteligência.

Diziam os antigos que o silêncio é de ouro. Mas atenção que não o é sempre, pois quando o seu fazer significa a mera ausência de palavras, não passa de uma circunstância verificada. Pode mesmo ser muito mau quando resulta de visões arrepiantes plantadas no nosso cérebro.

Não. O silêncio de que falo, é o outro. É aquele em que se sussurram as palavras dos poetas escritas nas paredes como diz a canção. O que faz com que as ruas estreitas e com pedregulhos, se tornem largas avenidas em direção ao mar que não acaba, ou ao cume da montanha que não cessa de subir e parece tocar o céu em silêncio pleno.

♦♦♦

Manuel Igreja Cardoso, nasceu em 1960 no concelho de Armamar e reside na cidade do Peso da Régua no Alto Douro Vinhateiro.
Licenciado em História, a par da sua atividade profissional da EDP – Energia de Portugal, desenvolveu nos últimos 25 anos uma profícua atividade na escrita de contos, artigos de opinião e de crónicas que tem vindo a publicar em diversos jornais regionais.
Tem publicado um livro de contos, um com a história da Associação Humanitária dos Bombeiros do Peso da Régua, e outro com história da ACIR – Associação Comercial.