TEXTOSTERONA – PRENSAMENTOS & DESAFORISMOS- por Danyel Guerra

MULHERES VS HOMENS     

“Na vida eu fui vítima de dois graves acidentesO primeiro foi o choque de um tranvia com o autobus em que eu viajava. O outro foi o Diego….”

Frida Kahlo

Qual dos dois acidentes foi pior, querida Magdalena Carmen? Não precisa responder. Nós já estamos adivinhando.

o-o-o-o-o

De la femme vient la lumière

Louis Aragon

Merci beaucouo, Aragon. Finalmente, fico elucidado do motivo porque a conta, a fatura da luz é sempre tão elevada.

o-o-o-o-o

Nem todas as mulheres gostam de apanhar do homem. Só as normais. As neuróticas reagem

Nelson Rodrigues

“Mulher gosta de apanhar do homem certo na hora certa”, bradava, arrogante, um incurável  porco chauvinista.  Contudo, a realidade é que se alguma mulher, por ser normal, gosta de apanhar, de certeza que o agressor nunca acerta. Ela apanha sempre do homem errado na hora errada.

o-o-o-o-o

Creio que os homens devem nutrir um elevado desvelo, uma imensa admiração pelas mulheres.

Apesar de, ao longo da vida, terem muitas regras, algumas bem dolorosas, elas têm exceções maravilhosas, capazes de espargirem o aroma de rosas imarcescíveis.

o-o-o-o-o

Garanto que chega a me causar escrúpulo, ouvir um homem dizer que gosta do cheiro de uma mulher.

E num átimo, eu replico: quem tem cheiro é peixe, meu caro. Mulher tem aroma, perfume, fragrância.

o-o-o-o-o

“Eu e o Francis éramos fantásticos na cama. Mas as brigas começavam a caminho do bidê”

 Ava Gardner

Tá na cara, Ava, que as brigas aconteciam porque seu maridão era “a male chauvinist pig”.  Descortês, ele insistia em ser o primeiro a sentar-se no bidê. Ainda por cima, gastava a água toda, o sabonete todo. Frankamente, Mr. Sinatra.

Ava é o mais belo animal do mundo

Jean Cocteau

Porém, parece que para o franko maridão da Ava, ela era o mais belo animal do imundo.

o-o-o-o-o

O romancista Adolfo Bioy Casares observou, certa vez, que à medida que os homens envelhecem, as mulheres ainda olham para eles, mas já não os veem.

De acordo, caro Adolfo, mas quando os homens atingem uma antiga idade, as mulheres nem sequer olham para eles. E, se por acaso ou por engano olham, desviam, de imediato, o olhar.

o-o-o-o-o

Nadja é uma mulher muito foufa. Em matéria de amor, prefere l’amour fou.

Capitolina é uma mulher muito capitosa. Ao amor livre, prefere  l’ amour ivre.

o-o-o-o-o

Não me preocupa nada que as musas me traiam, desde que a mãe delas, a Memória, me seja sempre fiel.

o-o-o-o-o

No Brasil, as mulheres apreciam imenso que os homens lhes ofereçam um  broche.

Em Portugal, os homens apreciam imenso que as mulheres lhes ofereçam um broche. Cada roca com seu fuso, cada terra com seu confuso.

o-o-o-o-o

“Foi talvez com Dali que, pela primeira vez, as janelas da mente se abriram completamente .”

Paul Éluard

Foi talvez com Dali, quiçá pela primeira vez, que as pernas de Gala se abriram completamente para o adultério, meu caro Éluard.

o-o-o-o-o

“Mulher de amigo meu, é homem para mim”, proclama um conquistador. Mas o falastrão vai logo ressalvando que, por causa das graças dela, ele pode virar homossexual.

o-o-o-o-o

Antigamente, os homens brigavam, muitas vezes, por causa de saias. Hoje em dia, é muito raro esse gênero de contenda. Mas não porque os ditos cujos estejam mais civilizados.

Acontece que as saias estão desaparecendo, sendo trocadas, segundo o estilo casual, por todo o tipo de calças.

o-o-o-o-o

Amigo da onça encontra outro amigo da onça e numa de amenidade, indaga: Ouvi dizer que seu namoro com a Emma acabou. O que é que você fez?

O visado responde, alarde de crispação embutido na voz: Ora essa, não fiz nada!

Sem demora, o provocador riposta: Ah, então deve ter sido por isso…

o-o-o-o-o

Amigo da onça encontra outro amigo da onça e pergunta, em tom de malandra saudação: E aí, o que é que você tem feito em matéria de mulher?

O outro é curto, acutilante e certeiro na resposta: Muitos feitos, meu caro! E você, o que tem desfeito em matéria de mulher?

o-o-o-o-o

Fanático do soul, do R&B, do doo-wop e do funk, ele não hesita em confessar:

“Por causa do Marvin, eu sou Gaye”

o-o-o-o-o

Um outro, fanático do easy listening das divas do jazz assume:

“Eu sou um sádico, por causa da Sade”

o-o-o-o-o

Como é consabido, a carne é fraca. Todavia, neste (i)mundo antropofágico e autofáfico, homens e mulheres insistem, não desistem, persistem em serem canibais e sarcófagos.

Sim, a carne é fraca. Muito pior que além de fraca, ela seja adulterada. E se for adúltera? Menos mau, já se consegue consumir.

o-o-o-o-o

“Onde se ganha o pão, não se come a carne”

A cantora Peggy Lee e o guitarrista Dave Barbour não resistiram e comeram a carne onde ganhavam o pão. E caíram fora da big band de

Benny Goodman por infringirem os regulamentos. O repasto culminou em casamento. Peggy queria dedicar-se ao novo lar, mas foi Dave que a convenceu a não atraiçoar o talento e a não emudecer a voz.  Perdeu-se uma exclusiva boa dona de casa e ganhou-se uma intérprete imortal.

o-o-o-o-o

O dilema é que, muitas vezes, para ganharem o pão, mulheres & homens são coagidos a comerem até a carne que não lhes apetece, a carne não desejada, até a carne em vias de putrefação..

o-o-o-o-o

Adulteração e adultério são mesmo artes de adultos. Está mesmo na cara dessas palavras e na cara de pau deles.

o-o-o-o-o

Quanto mais conheço as mulheres, mais gosto da Chienne.

Quanto mais conheço os homens, mais gosto do Chien Andalou…

o-o-o-o-o

“Uma mulher precisa apenas de duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame”

Coco Chanel

Concordo com a Coco, desde que o vestido seja o tomara que caia* trajado pela Gilda (Rita Hayworth) em ‘Gilda’, de Charles Vidor. Ter um homem passa, assim, a ser um mero acessório.

o-o-o-o-o

Não cobiçarás a mulher do próximo!”, assim dispõe o nono mandamento da lei mosaica.

Por isso é que, para não pecar, ele, um fiel judaísta, cobiça a mulher de quem está a seguir ao próximo. Ou então a mulher de quem está longe.

o-o-o-o-o

A esposa de Caesar não basta que seja séria, honesta, é preciso que o pareça.

Porém, muitas vezes, também é preciso que pereça, nem que seja enquanto cônjuge. E foi esse o destino da patrícia Pompeia Sula.

o-o-o-o-o

Na verdade, ela não tinha nada contra ele. Pelo contrário, tinha tudo contra.

Ele, outrossim, não tinha nada contra ela. O problema é que não tinha nada a favor.

o-o-o-o-o

“Eu sou incapaz de bater em uma mulher”.

Convém desconfiar de quem assume, tão veemente, esse compromisso. O cidadão pode querer dizer que bate logo em duas ou três.

o-o-o-o-o

“Querido, vou te ser sempre fiel”. “Querida, nunca te vou trair”. Diz o adágio popular, que o prometido é devido. Porém, para muitas mulheres & homens, o prometido é de vidro. Suscetível de se quebrar ao mínimo toque de uma tentação.

o-o-o-o-o

“Explicar uma mulher é um negócio meio difícil”

Tom Jobim

Para mim, explicar uma mulher é, antes de tudo, um ócio filosófico.

o-o-o-o-o

O cúmulo do vale tudo na vida animal é cometido por alguns espécimes de louva-a-deus.  Após a cópula, as fêmeas, com muita frequência, decapitam o macho e devoram a cabeça, quando não o corpo todo.  De que atrocidades não seriam elas capazes se não louvassem a deus.

o-o-o-o-o

O que têm em comum as atrizes italianas Alida Valli e Laura Antonelli?

Ambas nasceram na mesma cidade, Pula, na Istria croata, a Pietas Iulia dos romanos. Se outros testemunhos e legados artísticos e arquitetônicos Pula não conservasse, esses dois monumentos bastariam para que lhe fosse atribuída a classificação de Patrimônio da Humanidade.                                –

o-o-o-o-o

Defendem os críticos que Tina Turner nunca cantou tão bem como nos tempos em que atuou, em duo, com Ike Turner, então seu marido. E eu concordo.

Sustentam as crônicas que a Mrs. Bullock teve de enfrentar durante o casamento acessos de agressividade do maridão, sendo sujeita a reiterada violência doméstica. E  eu deploro.

A evidência dessas duas situações serem simultâneas é, na certa, totalmente aleatória, meramente casual.

o-o-o-o-o

Um mau hálito detona num segundo, o melhor bom hábito de um homem ou de uma mulher. Começando pelo bom hábito de beijar.

o-o-o-o-o

Sempre me embriaga escutar o canto da Amy Winehouse, um sobrenome muito adequado. Fico mesmo inebriado quando a ouço interpretar ‘In my be bed eira’.

o-o-o-o-o

“Toda mulher merece uma trepada, algumas duas, nenhuma  três”

(filosofia de para-choque de caminhão)

Sem querer para-chocar ninguém,  temos de convir que algumas merecem pelo menos duas trepadas e meia.

o-o-o-o-o

Em ‘Ultimo Tango a Parigi’, de Bernardo Bertolucci, a utilização de manteiga em vez de margarina light, como lubrificante, no ato de sodomização, constituiu um erro indesculpável.

Num alarde de machismo, o porco-chauvinista Paul se danou para o fato de Jeanne estar seguindo um regime de baixas calorias, para combater níveis de alto colesterol. Ela devia ter sido ProActiv e ter recusado ser amanteigada lá atrás de uma forma tão atroz.

o-o-o-o-o

Para imensos homens, as mulheres mais do que serem animais de estimação são animais de domesticação.

Tão grave e preocupante como a violência doméstica é a violência eletrodoméstica. Sim, aquela que é provocada pela máquina de lavar roupa, pela máquina de lavar louça, pelo fogão, pelo aspirador, pelo vibrador….

Óbvia conclusão: sejamos mulher ou homem, sempre é melhor sermos um animal de estimação do que sermos um animal de domesticação.

o-o-o-o-o

E sempre é melhor sermos mulher ou homem objeto do que sermos mulher ou homem abjeto.

o-o-o-o-o

Será de todo recomendável que tanto mulheres casadas como homens casados tenham uma minoria de amigos íntimos e uma maioria de amigos intimados e intimidados a não levarem os cônjuges amigos a saltarem a cerca.

o-o-o-o-o

Muitos, muitos homens perdem a cabeça por causa de uma mulher. A João, o Baptista, o Precursor, coube a desdita de perder a sua por causa de duas mulheres.

o-o-o-o-o

Atenção, mulheres & homens! Toda a nudez será castigada, inclusive a do olho nu.

o-o-o-o-o

Bom sinal verde quando, mulheres & homens têm mais olhos que barriga.  O mal sinal vermelho se acende quando ambos começam a ter mais barriga que olhos…

o-o-o-o-o

Um cavalheiro dá sempre prioridade a uma dama, mesmo quando esta se apresenta pela esquerda.

o-o-o-o-o

Uma mulher, mesmo sem convite, é sempre bem-vinda numa festa. Desde que não seja a bruaca que toda a gente detesta.

o-o-o-o-o

“Enquanto não encontro a mulher certa, vou trepando com as erradas”

(filosofia de para-choque de caminhão)

Cuidado, camarada, como você é muito sôfrego, de repente você trepa com a mulher certa, e nem se apercebe, julgando que é mais uma errada.

o-o-o-o-o

Lucrezia Borgia. Com esse sobrenome, legado pelo seu putativo progenitor, Rodrigo Borgia, o Papa Alexandre VI, ela só podia ser viciada na (b)orgia.

Da ordem do geometricamente incompleto e imperfeito foi o “triângulo amoroso” desenhado por Lou Andreas-Salomé, Friedrich Nietzsche e Paul Rée. Uma Profaníssima Trindade. Com vértices dessa natureza, a triangulação só poderia redundar num círculo vicioso.

o-o-o-o-o

“Desculpe, mamãe, mas não vou poder estar presente no seu casamento. Prometo que não faltarei ao próximo”

(Liza Minelli em mensagem para Judy Garland)

Olhem só quem fala! Ela que já vai em uns quatro casamentos e meio. Tal mãe, tal filha.

o-o-o-o-o

Se vais estar com uma mulher não te esqueças do chicote

Friedrich Nietzsche

Por causa desse conselho, o filósofo tedesco tem sido mimoseado com os labéus de machista, misógino, indutor moral de femicídios. Injustamente. Conforme eu suspeito, chicote seria apenas um eufemismo para designar o membro viril.

o-o-o-o-o

“Se me virem agarrado a mulher feia, por favor apartar, porque é briga”

(frase grafitada em parede de rua do Rio de Janeiro)

Até pode ser exceção à regra, mas há mulheres feias muito competentes e gostosas. E mulheres bonitas que são insípidas e insossas. Quem vê caras não vê c…orações!

o-o-o-o-o

“Gosto tanto de mulher que se tivesse nascido mulher, eu seria de certeza uma lésbica”

(frase grafitada num muro de uma avenida de S.Paulo)

Camarada, agradeço o obséquio de esclarecer esta dúvida: você gosta assim tanto de mulher ou gosta assim tanto do corpo de mulher? É que são tipos de gostos um pouco diferentes.

o-o-o-o-o

Um maridão pula a cerca com frequência e, para se desculpar, alega que trair não é mais do que distrair.

Deixa de papo furado, meu caro. Uma traição não é uma distração. É uma distraição.

o-o-o-o-o

Caro prensador e desaforista, na sua opinião existe vida depois do casamento?

Talvez, prenzada leitora. Todavia, de certeza que durante o casamento, a vida inexiste totalmente.

o-o-o-o-o

Muitas vezes, um casamento se torna um fardo tão pesado que tem de ser carregado por mais de duas pessoas”

Oscar Wilde

Caro Oscar, muitas vezes um casamento se torna um fardo tão pesado que tem de ser carregado em ritmo de swing.

♦♦♦

Danyel Guerra (aka Danni Guerra) nasceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Tem uma licenciatura em História Universal da Infâmia pela FLUP. É jornalista nas horas (mal) pagas e autor literário nas horas com vagas.

Publicou os livros ‘Tomás Gonzaga-Em Busca da Musa Clio´’, ‘ Amor, Città Aperta’, ‘O Céu sobre Berlin’, ‘Excitações Klimtorianas’, ‘O Apojo das Ninfas’, ‘Oito e demy’, ‘Fernando de Barros-O Português do Cinemoda’ e ‘Os Homens da Minha Vida’.