MULHERES NAS RUAS DO PORTO -XIII – por César Santos Silva

Berta Alves de Sousa(Rua de)
Início: Beneditina (Rua da)
Fim: Cul‑de‑Sac 
Designação desde 2000
Freguesia de Foz do Douro
Berta Alves de Souza e Guilhermina Suggia – Conservatório de Música- (Espólio de Berta Alves de Sousa)

Cândida Berta Alves de Sousa nasceu na Bélgica (Limoges), em 1906. Veio viver para a cidade do Porto e aqui vai desenvolver toda a sua vida ligada à música e à pedagogia. Aluna no Conservatório de Música do Porto, recolheu os ensinamentos de professores como Cláudio Carneiro, Moreira de Sá, Moreira de Sá e Luís Costa genro de Moreira de Sá e pai de Helena Sá Costa e Madalena Sá Costa.

Continuou os estudos em Paris e em Lisboa onde aprendeu com Vianna da Motta e Pedro de Freitas Branco. Regressa ao Porto e ao seu conservatório, onde vai, além de ser professora, pertencer à direcção da escola e ser sua presidente. Envereda pela crítica musical e torna‑se presença assídua nas páginas do jornal «O Primeiro de Janeiro».

Pianista virtuosa, Berta Alves de Sousa recebeu rasgados elogios de Guilhermina Suggia aquando de uma audição conjunta, conforme fotografia abaixo. Em 1941 ganha o prémio Sá Moreira instituído pelo Orpheon Portuense.

Berta Alves de Sousa morreu na cidade do Porto depois de uma vida dedicada à música, a sua grande paixão.

Obras principais:

    • Abreu Albano
    • Teixeira de Pascoaes
    • No meu peito há uma porta
    • Canção Marinha
    • Três Prelúdios

O arruamento é recente e serve de serventia a uma série de mora­dias que foram sendo construídas nos últimos anos.

♦♦♦

César Santos Silva. Bacharel em História. Formador, professor de História do Porto, Portugal e Contemporânea do Mundo em várias Universidades Seniores, tais como Sindicato Professores da Zona Norte, Fundação Inatel entre outras.
Investigador de temas relacionados com a História do Porto e a História do Mundo,colaborador pontual dos “ Serões da Bonjoia”, conferencista habitual da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fundação Inatel, Palacete Visconde Balsemão. Autor de vários livros dedicados à cidade do Porto.

Please follow and like us: