MULHERES NAS RUAS DO PORTO- X- por César Santos Silva

Belém ( Rua )
Início – Contumil    Rua de)
Fim –   Nau Vitória ( Rua da )
Designação desde –  1948
Freguesia de:  Campanhã

No Bairro de Costa Cabral várias ruas, quase todas, são uma homenagem a freguesias de Lisboa.

Uma delas é consagrada a Nossa Senhora de Belém.

Belém é uma das freguesias da zona oriental de Lisboa e uma das mais bonitas, tendo en conta o enquadramento não só paisagístico, como arquitectónico.

A freguesia tem 3km2 e 8.529 habitantes, censos de 2011.

No território da freguesia ficam alguns dos mais famosos monumentos de Lisboa.

O Mosteiro dos Jerónimos, denominado oficialmente, Mosteiro de Santa Maria de Belém, Centro Cultural de Belém, Palácio de Belém, Monumento aos Descobrimentos, etc…

Foi na ermida de Nossa Senhora de Belém que Vasco da Gama fez a última missa antes de encetar a viagem que o iria fazer chegar à Índia em 1498.

A imagem da  santa, que já foi  designada de Nossa Senhora do Parto, foi levada para a Igreja de Belém, reedificada depois do terramoto de Lisboa de 1755.

Também é por vezes designada por Nossa Senhora do Restelo.

♦♦♦

César Santos Silva. Bacharel em História. Formador, professor de História do Porto, Portugal e Contemporânea do Mundo em várias Universidades Seniores, tais como Sindicato Professores da Zona Norte, Fundação Inatel entre outras.
Investigador de temas relacionados com a História do Porto e a História do Mundo,colaborador pontual dos “ Serões da Bonjoia”, conferencista habitual da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fundação Inatel, Palacete Visconde Balsemão. Autor de vários livros dedicados à cidade do Porto.