HONRA E RECONHECIMENTO – Teresa Escoval

Foto de Beatriz Leite/beatriz.hmleite@gmail.com

Hoje escrevo para Mim e para Todas as Mulheres E Homens deste Mundo. Para que as mulheres reconheçam o masculino que têm em si e os homens reconheçam o feminino em si.

A todos que hoje me lêem, deixo aqui algumas perguntas que devemos fazer a nós mesmos, necessárias aos que já estejam dispostos a crescer, amadurecer e desenvolverem-se:

Quem sou eu?

O que sinto hoje e agora?

O que vejo quando me olho ao espelho?

O que desejo ser?

O que me tem impedido de Ser plenamente?

Que dores, tristezas e mágoas ainda carrego?

Do que me quero libertar?

Onde quero estar?

Como me quero sentir?

Reservo diariamente tempo apenas dedicado a Mim?

Que Sonhos mantenho escondidos?

Hoje honro o magnifico Ser que Sou?

Estas questões permitem que nos alinhemos com a nossa essência e que a cada dia mais saibamos cuidar melhor de nós. Quando aprendemos a amar-nos e respeitarmo-nos, quando partilhamos as nossas bênçãos, inspiramos os outros e já estamos a cumprir com o nosso potencial e a multiplicar o bem e o amor pelo mundo.

É necessário abandonarmos as crenças e padrões que trazemos incorporados para que deixemos de ser tão rígidos e exigentes. Não é necessário que tenhamos de fazer o nosso caminho sós, podemos solicitar ajuda e partilhar. Não há mal nenhum em oscilarmos entre a alegria e a tristeza, em mudarmos de humor repentinamente. Isto faz parte do nosso viver. Importa, mesmo, é que consigamos desapegar-nos desses paradoxos e usufruir de tudo em paz e bem estar-

Deixar de viver entre a dor do passado e a expectativa do futuro, permite-nos focar-nos no Presente. Este é a grande magia da vida, estar no Aqui e Agora.

Aprendi, tal como vocês o vão fazer, que ser vulnerável comigo e com os outros, com a vida, me tornou mais suave e afectuosa, mais leve e confiante.

Poderia aqui utilizar centenas de adjectivos para descrever a tua magnificência, mas deixo isso para ti, para a descoberta de ti mesmo. Vai ser muito bom sentires essa recuperação de amor próprio e poder pessoal. Sentir que és um Ser único e especial, que tens a capacidade de te renovares e escolheres honrar-te e honrar tudo o que fazes e tocas. Honrar tudo e todos que te rodeiam. Honrar toda a tua linhagem.

Então, hoje, lanço-te estas sementes:

Só por Hoje, Honra-te

Só Por Hoje, Reconhece-te

Só Por Hoje, Aceita-te

Só Por Hoje, Rende-te

Só Por Hoje, Liberta-te

Só Por Hoje Cura-te

Só Por Hoje Ama-te

Só por Hoje Nutre-te

Só Por Hoje Respeita-te

Acredita que é possível fazer fácil. Acredita que é bom confiares em ti e no processo da vida. Tu consegues!

Olha-te ao espelho. O que vês?

A partir de hoje aprende a ser autêntico e verdadeiro. Aprende a sentir e a digerir as emoções e sentimentos. Aprende a desapegar-te do que não te acrescenta valor. Aprende a recuperar a tua pureza, a tua inocência. Encontra-te!

És uma pessoa Válida, Preciosa, Única. Mereces o Melhor da Vida, independentemente do teu passado. Somos aquilo que somos a cada instante, acolhe isso em Ti. Todos os dias é um novo recomeço.

Já consegues reconhecer que és muito mais do que aparentas ser? Honra todas as partes de ti, todos os teus EU’s que te permitiram chegar até aqui.

Apesar de termos um processo de individuação, na realidade, estamos todos ligados uns aos outros e nunca estamos sós.

Posso dizer-te pela minha aprendizagem de crescimento que ferramenta mais poderosa para avançarmos na vida e fazer algo de bom com a mesma é a Presença, a capacidade de nos mantermos em observação sustentada no momento presente, no aqui e no agora.

Também apreendermos as energias da compaixão e da gratidão. Compaixão por nós e pelos outros e gratidão por tudo o que temos somos e fazemos, bem pela maravilhosa Natureza que tem um potencial imenso de sustentação.

Talvez seja também pertinente, dizer-vos que a honra e reconhecimento tem por sinónimos a dignidade e integridade, a consideração e respeito, o privilégio de privar com algo ou alguém.

Assim sendo, honrar e reconhecer-nos e honrar e reconhecer algo ou alguém é a maior irradiação de bênçãos e milagres que podemos ter e/ou dar.

♦♦♦

Teresa Escoval é Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Licenciada em Sociologia, Bacharel em Gestão de Empresas. Desempenhou vários lugares de chefia na área Financeira e Gestão de Recursos Humanos. Desde 1994 que gere e desenvolve um negócio próprio na área do emprego, diagnóstico /desenvolvimento organizacional e formação. Mantém colaboração regular, desde 2007, com várias revistas, onde são publicados artigos sobre diversas temáticas, que é autora.