‘EXCITAÇÕES KLIMTORIANAS’, EM TRIBUTO A KLIMT

Fevereiro tem Carnaval e, este ano, vai ter ‘Excitações Klimtorianas’ no Fantasporto – 2018.  É esse o titulo do livro da autoria de Danyel Guerra, que será apresentado no dia 25, às 17 H, no Teatro Municipal Rivoli.

Editada pelo selo Aleph e  pela editora Estratégias  Criativas, a obra pode ser definida como uma ficção que se ambienta, ambivalente, no ecossistema dos géneros erótico e fantástico.

Nesta novela, o autor desafia o leitor a testemunhar a iniciação afetiva, a educação sentimental das jovens Maria Ana e Daniana. E enovela uma onírica estória de amor e de desamor, de atração e de repulsa, num cenário de caos e de delírio, onde a imagem tutelar é a pintura flamejante de Gustav Klimt, que sobressai como um dos signos mais tensos e intensos da intriga.

Essa imagética aparece bem plasmada através da inserção, no corpo do volume, de  reproduções de desenhos eróticos deste artista plástico, ilustre  membro  e porta-voz da Secessão Vienense, cujo centenário da morte  se assinala neste mês de fevereiro.

O Cinema se insinua, igualmente, como outro signo marcante desta narrativa pós-literária, encenada num Porto da oitava década do século XX. No percurso da ação, turbinada  por um trepidante ritmo cinemático, o receptor é convidado, a visualizar, como numa cinetela, a ansiedade, a perplexidade com que Ana Novo, a personagem protagonista de ‘Excitações Klimtorianas’, vivencia o advento de um novo ano, personificado na figura resgatadora de Daniana.

“Excitações Klimtorianas’ é o quarto livro publicado por Danyel Guerra, natural da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.  Vivendo em Portugal há vários anos, Guerra tem uma licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

De sua autoria são, também, os livros ‘Tomás Gonzaga-Em Busca da Musa Clio’, ‘Amor, Città Aperta”, ‘O Céu sobre Berlin’, ‘O Apojo das Ninfas’, ‘Fernando de  Barros-O Português do Cinemoda’ e ‘Os Homens da Minha Vida’.

        Título: ‘Excitações Klimtorianas’
        Edição: Aleph/estratégias criativas
        Formato: 14,5 por 21 cms.
        Nº de páginas: 160 (das quais sete com ilustrações)
        Acabamento: Cozido à linha
        Impresso em papel isento de cloro

♦♦♦

Aleph/ estratégias criativas