MULHERES NAS RUAS DO PORTO –II – César Santos Silva

Foto: Adelaide Estrada por Abel Salazar

ADELAIDE ESTRADA

A única médica consagrada na toponímia portuense.

Nasceu na cidade do Porto, em 29 de Setembro de 1900. Foi assistente da Faculdade de Medicina, bolseira e estagi­ária no Instituto de Alta Cultura, integrou, ainda, várias instituições científicas e manteve uma colaboração regular nas revistas da especia­lidade e sobre os temas que eram alvo das suas pesquisas, como histo­logia, análises clínicas, citologia, etc. Discípula e amiga íntima de Abel Salazar, participou activamente nas campanhas dos generais Norton de Matos e Humberto Delgado à Presidência da República. Faleceu a 18 de Outubro de 1979. A rua que a consagra fica na zona da Prelada.

A Cidade Cooperativa da Prelada foi construída na Quinta do mesmo nome. Inicialmente com cerca de 590 fogos, o empreendimento foi um sonho tornado reali­dade através da conjugação de esforços de diversas coo­perativas de habitação. Hoje tem certamente bastante mais, já que as construções continuaram a crescer, o que trouxe um problema de esco­amento do intenso trânsito, que apenas era drenado pela Rua Maria Lamas. Este problema começou a ser ultrapassado dado que a junta de freguesia conseguiu junto da Câmara Municipal do Porto um conjunto de novas acessibilidades.

♣♣♣

César Santos Silva. Bacharel em História. Formador, professor de História do Porto, Portugal e Contemporânea do Mundo em várias Universidades Seniores, tais como Sindicato Professores da Zona Norte, Fundação Inatel entre outras.

Investigador de temas relacionados com a História do Porto e a História do Mundo,colaborador pontual dos “ Serões da Bonjoia”, conferencista habitual da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fundação Inatel, Palacete Visconde Balsemão. Autor de vários livros dedicados à cidade do Porto